QHSE

​Cultura de Segurança

A Sapura Navegação Marítima S/A é comprometida a buscar um ambiente de trabalho totalmente livre de incidentes. Acreditamos que é possível alcançar essa meta através da definição de procedimentos claros, comunicação eficiente em um sistema específico de gestão e investimento na capacitação de nossa força de trabalho.​

Diretrizes Estratégicas de QHSE

Qualidade

Na Sapura Navegação Marítima S/A, trabalhamos sistematicamente para melhorar a nossa performance de maneira contínua e, assim, atender todas as legislações e regras, bem como gerenciar os riscos do nosso negócio. Através da gestão de qualidade interna, construímos uma cultura leve, de comunicação simples e mitigamos ruídos. ​​

​Saúde

Cada uma de nossas unidades marítimas tem atendimento médico especializado em tempo integral, que provê total suporte para a tripulação sempre que necessário. Nossas enfermarias são equipadas com aparatos de Telemedicina, conectando relatórios e informações audiovisuais em tempo real durante as consultas a um hospital parceiro.

Nosso programa de saúde está disponível para identificar todos os riscos aos quais a tripulação está exposta e definir os exames médicos necessários para rastrear e prevenir a maior quantidade possível de ameaças à saúde de nossos profissionais.

Nos preocupamos em desenvolver programas periódicos voltados para saúde e qualidade de vida dos nossos empregados, criando um ambiente de saúde e bem-estar nos escritórios e nas embarcações. Através desses programas, também incentivamos a prática de esportes e alimentação saudável aos profissionais Sapura.

​Segurança

A meta principal da Sapura é ter um ambiente de trabalho totalmente livre de incidentes. Para nós, nenhum acidente com afastamento (LTI – Lost Time Incidents) é aceitável. Através da manutenção de um bom ambiente de trabalho e da implementação de um programa sistemático e preventivo, nós esperamos atingir essa meta.

Tudo começa na nossa cultura, onde o principal pilar sustenta a ideia de que cada empregado deve cuidar não só da própria segurança como também da dos colegas. Ter um olhar crítico para os riscos, planejar antes de agir e ser capaz de parar uma operação em caso de perigo. O comprometimento de todos é o nosso diferencial na prevenção de acidentes.

A habilidade em prevenção, o cuidado e do olhar atento fixados em nossa cultura são também resultado de muito treinamento. Preparamos nossos empregados para lidar com as mais diversas situações e manter o foco no que realmente importa: A VIDA.

Esses treinamentos nos ajudam também a atender todas as legislações aplicáveis ao nosso ambiente de trabalho.

​Meio Ambiente

Nossas metas de prevenção e cuidado ao Meio Ambiente indicam total intolerância à derramamentos de óleo ou qualquer outro tipo de degradação ambiental. Nossas unidades foram projetadas de tal forma que nenhum derrame possa atingir o mar, mas que seja mantido e contido a bordo.​ Todo material produzido em nossos navios passa por um processo cuidadoso de descarte ou reciclagem.

Respostas a Emergência

A Sapura possui um Plano de Resposta a Emergências que contempla todos os cenários indesejáveis, mesmo os mais improváveis, identificados por uma completa análise de todos os riscos envolvidos com o nosso tipo de operação. Estamos prontos para qualquer tipo de surpresa.

Nosso planejamento para situações críticas inclui treinamentos e simulações dos mais diversos cenários que respondem à todas as Normas Regulamentadoras brasileiras e legislações internacionais, assim como critérios rígidos internos que prezam pela total segurança dos nossos empregados. Além de nos mantermos sempre preparados e alertas, buscamos por oportunidades de melhorias contínua durante os nossos exercícios de resposta a emergências (Drills).

Para que sejamos ainda mais efetivos, desenvolvemos uma sala especializada para resolução de emergências no escritório da Sapura. O SNOC – Sapura Network Operations Center é um ambiente completo para monitoramento e comunicação com todas as nossas unidades operacionais.  A solução parte de um sistema de Voice Over Internet Protocol (VoIP), que conecta o SNOC a cada dispositivo de comunicação dos navios PLSV, incluindo os canais de rádios móveis (UHF) usados no deck das embarcações durante operações. Através do Centro de Operações em Rede da Sapura, os gestores e engenheiros da base têm a possibilidade de manter contato direto com cada uma das embarcações, além de monitorar aproximadamente 40 câmeras de segurança instaladas em cada navio. Uma interação audiovisual completa. Todo o processo acontece em tempo real. Em média, uma vez a cada mês, realizamos exercícios de resposta à emergência envolvendo nossa sala de crise.

Safety Heading

O Safety Heading é o nosso programa interno de excelência em prevenção de acidentes. A partir dele, promovemos iniciativas abrangentes que objetivam reduzir os índices de incidentes e aumentar a cultura de segurança através de uma melhor conscientização de riscos em todos os níveis da organização.

Assim, disseminamos ainda mais nossa cultura de segurança com campanhas bem estruturadas. Trata-se de uma ferramenta que impulsiona a melhoria dos nossos índices. A partir dela, revisamos os procedimentos internos, trocamos informações e ideias com os empregados, realizamos sessões de workshops, revisão e lições aprendidas e treinamos toda a equipe em cultura de segurança nas mais diversas abordagens e com o direcionamento certo para os diferentes públicos internos.

Não podemos esquecer dos riscos que competem à nossa atividade offshore. Por isso, um programa robusto que estimule nossa reflexão crítica e estimule a cultura de segurança dentro da empresa tornou-se fundamental.

Nossa companhia se compromete com a busca por atividades 100% seguras. A proposta vai de acordo com o primeiro valor da Sapura: Segurança. Para isso, refletimos, debatemos, estudamos e planejamos de forma contínua. Definimos metas ambiciosas e acreditamos no nosso potencial. Esse é o caminho para manter o foco em segurança, sempre. Acreditamos que com o incentivo e ajuda de todos por um objetivo comum, podemos conquistar qualquer coisa!

Marcos de Segurança

IMS - Sistema de Gestão Integrado

O IMS – Sistema de Gestão Integrado de Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente provê um acesso estruturado ao gerenciamento de riscos, atendendo as regras e regulamentos, e adotando a prática de melhoria continua do sistema.

A revisão do IMS assegura que o Sistema continue sempre contribuindo no alcance das metas traçadas pela companhia ao longo do tempo.

Dentre as várias ferramentas de que o Sistema dispõe podemos citar:

  • Procedimentos;
  • Manuais;
  • Instruções de Trabalho;
  • Análise de Risco (APR);
  • Permissão para Trabalho;
  • Instrução Pré-Trabalho;
  • Travamento e Etiquetagem;
  • Gestão de Mudanças;
  • Cartões de Observação;
  • Auditorias Comportamentais;
  • Investigação e Relato de Acidente.