Gestão de Gente

​​​​​A Sapura Brasil oferece um ambiente de alta performance com investimento constante em capacitação técnica. Buscamos o reconhecimento pela nossa superação e inovação. Esse ambiente instigante é essencial para alcançarmos o melhor padrão operacional possível, buscando-se estabelecer a referência de mercado.

O foco em inovação pode ser observado já na criação do símbolo da área de recursos humanos. A logo procura espelhar em nossas embarcações os nomes dos navios, valores corporativos e ideais. Estas são as principais ferramentas para condução e desenvolvimento da equipe.

Somos uma empresa ainda jovem, com enormes desafios. Ainda assim, sempre queremos mais.

Nossas embarcações são ricas em cultura e aprendizado. Aproximamos pessoas com diferentes experiências, formações e nacionalidades. Cerca de 15% dos empregados offshore são expatriados, vindos dos mais diversos lugares. No total, temos 21 países representados a bordo.

Na nossa formação, buscamos estabelecer um equilíbrio entre profissionais extremamente capacitados e experientes, com gente jovem e de muito potencial. Investimos continuamente na capacitação e atualização de nossa força de trabalho e nos comprometemos a ser formadores de bons profissionais. Dessa maneira, nos tornamos uma das maiores formadoras do novo mercado offshore brasileiro e muitos dos que constroem uma carreira de sucesso na Sapura tiveram aqui o seu primeiro emprego.

Como ação de familiarização e de desenvolvimento no local de trabalho, os empregados tiveram a oportunidade de embarcar em nossos primeiros navios para adquirir experiência enquanto aguardavam a chegada dos seguintes. Ocasionalmente, também tinham a oportunidade de acompanhar o comissionamento no estaleiro de nossos então parceiros IHC Merwede, em Rotterdam, Holanda, e OSX Construção Naval, no Rio de Janeiro.

Você se identifica com nossos valores e ambições? Sente-se desafiado?

Venha fazer parte da nossa equipe!

Para cadastrar o seu currículo em nosso banco de dados, clique aqui!

Time Sapura: verdadeiras pedras preciosas

SETA – Sapura Excellence Training Academy

A Sapura tem orgulho em ser uma empresa formadora e transformadora. Por isso, criamos nosso próprio programa de treinamento e desenvolvimento, com estratégia e material especialmente produzidos para a carreira dos profissionais internos.

Dentro do SETA (Sapura Excellence Training Academy) estão diversos programas de melhoria profissional, como as trilhas de treinamento e desenvolvimento de carreira em ROV e Lançamento, o programa de desenvolvimento de praticantes da marinha mercante, cursos de liderança, programa Capacete Verde, plano de sucessão, Avaliação de Desempenho 90º e 180º, Matrizes de Treinamento, Sapura Mentorship, mapeamento de competências e o On The Job Training.

Outro exemplo são os cursos internos disponibilizados em eLearn (plataforma online) para os nossos empregados. Em sua maioria, são treinamentos de aperfeiçoamento profissional e comportamental. Para facilitar as coisas, disponibilizamos tablets dedicados para esses cursos em cada navio e escritórios. A ideia é que os empregados tenham facilidade em acessar a plataforma durante o período livre para aprimorar ainda mais os seus conhecimentos.

A Sapura também desenvolveu seu próprio material de ensino para formar e atualizar profissionais do mercado de Lançamento de Linha Offshore. Todo conhecimento disponível em nossas 40 apostilas publicadas provém da experiência teórica e prática de alguns dos nomes de maior destaque das áreas de ROV e Lançamento de Linha, que também fazem parte do time Sapura. Nosso material didático é tratado como propriedade intelectual de grande valor e tem direito autorais registrados no ISBN (International Standard Book Number).

LTC – Training Center

Dentro do SETA, a Sapura desenvolve seu próprio centro de treinamentos. O Lapidary Training Center (LTC) é um local desenvolvido especialmente para formar e aprimorar nossos profissionais. Localizado em Duque de Caixas, RJ, e com uma área de 460m², o ambiente abriga quatro laboratórios técnicos (hidráulica, elétrica, eletrônica e mecânica), uma sala de aula e dois potentes simuladores (para Lançamento de Linha e ROV).

Inaugurado em 15 de janeiro de 2015, o LTC já ofereceu cursos de formação e desenvolvimento para centenas de profissionais. Fruto de um investimento robusto da Sapura, o ambiente é uma das mais importantes iniciativas da companhia dentro do SETA.

Determinados a ser referência, nos acostumamos com o pioneirismo. Os cursos de Lançamento de Linha e Operações de ROV, ministrados no LTC, são exemplos disso. Prezando por qualidade, desenvolvemos o primeiro simulador de operações em lançamento de linha do mundo!  Assim, as turmas são compostas por aulas teóricas e práticas, ministradas por nossos próprios empregados, que já se tornaram especialistas.

Comunicação Interna

Para a Sapura, comunicação é coisa séria. Entendemos que profissionais bem informados e que compartilham conhecimentos têm suas capacidades potencializadas e se desenvolvem juntos.

Por isso, desenvolvemos canais simples e rápidos de comunicação interna. Nossa intranet reúne todas as ferramentas necessárias para os diferentes procedimentos internos, além de trazer conteúdo atualizado aos empregados.

Já a nossa TV interna é tratada como principal ferramenta de comunicação, logo depois do bate-papo olho no olho.

Pela SapuraTV, conseguimos usar a tecnologia ao nosso favor. Temos uma mesma mensagem transmitida para todos os nossos navios (independentemente de onde estejam navegando) e escritórios (Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Viena). Através de postagens, animações e produções em vídeo, compartilhamos dicas de segurança e bem-estar, informamos sobre os principais acontecimentos do mundo e deixamos todos cientes sobre as novidades da companhia.

A SapuraTV também é um espaço de reconhecimento e aprendizado. Estimulamos nossos empregados a construírem o conteúdo e serem os protagonistas das nossas transmissões. Há também momentos de interação e diversão.

Responsabilidade Social - Sapura do Bem

Para tratar de assuntos voltados às esferas de caráter social e ambiental, criamos o comitê Sapura do Bem, um órgão corporativo permanente de governança própria. O grupo é formado por empregados voluntários e engajados que dedicam parte do seu tempo para desenvolver campanhas internas de conscientização e doação, além de acompanhar os projetos de leis de incentivo apoiados pela empresa. A ideia surgiu do nosso constante desafio de gerar estímulo interno e externo à transformação social, passando pela imparcialidade e transparência da gestão.

A missão do comitê passa por investir na cultura, educação e preservação ambiental, com Projetos e Campanhas Sociais que contribuam para a construção da cidadania e promovam a conscientização sobre a prática “do bem” entre os empregados da Sapura. Com isso, esperamos tornar-mo-nos multiplicadores de ideias e ações voltadas para a transformação das sociedades nas quais estamos inseridos.

Dentre as principais produções conduzidas pelo grupo estão quatro livros publicados ainda em 2018:

 

A Ética no Cotidiano: prêmio literário do ensino fundamental, coletânea 2018

Através do “Prêmio Literário do Ensino Fundamental”, expandimos nosso impacto sobre a sociedade, estimulando estudantes de escolas municipais a desenvolverem textos de diferentes gêneros sobre suas realidades e dos quais 31 seriam selecionados para integrar um livro, hoje já publicado: Ética no Cotidiano.  No dia 14 de novembro de 2018, 133 alunos de 15 escolas foram premiados. Com a capacitação de alunos e professores, o prêmio procura estimular a leitura, escrita, criatividade, pensamento crítico, capacidade de expressão pela arte e trabalho em equipe dos jovens das escolas públicas na resolução de problemas a partir da metodologia Design Thinking, baseada no livro “Acredite”, de André Bello e Ana Helena Behring. Idealizado na Sapura, o projeto foi viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, enquadrado no eixo “Cultura+Diversidade” do Rio de Janeiro.

 

Ensaio sobre o azul: acima e abaixo do horizonte

O livro é um projeto gráfico de extrema beleza e reflexão. Pela mistura de cores e contextos impactantes, Ensaios sobre o azul nos leva a pensar a natureza sob novas perspectivas através de um envolvimento de imersão e completude.

Composto por fotos brilhantes e legendas precisas, a produção se converte em obra de arte, propondo um novo olhar sobre as imensidões do céu e do mar, cria comparativos e filosofias, gera empatia. Um caminho sem volta.

Uma obra capaz de oferecer tamanho impacto  e encanto se provou como uma via alternativa fundamental para discutirmos o meio-ambiente através de perspectivas sensíveis.

 

Embarcados

Acreditamos que a busca por uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável deveria ser o objetivo de todo indivíduo e instituição. Seguindo esse pensamento, a Sapura se engajou na produção do livro Embarcados, mais um projeto que busca ampliar as percepções de mundo por meio de dois pilares fundamentais da sociedade: cultura e educação.

O livro nos mostra a Amazônia Azul, território marítimo brasileiro, pelo olhar daqueles que dependem dela no dia a dia. O projeto surgiu da constatação rotineira de que o mar, além de abrigar um imensurável potencial econômico, ambiental e científico, também é cenário de histórias riquíssimas, curiosas, cheias de sentido e emoção. Trata-se de uma produção capaz de prender a atenção dos mais diversos leitores através de belas imagens e textos instigantes.

As semelhanças entre a Amazônia Verde e a Azul são muitas, a começar pela enorme área coberta por cada uma: a Amazônia legal tem cerca de 3,2 milhões de quilômetros quadrados e a Amazônia Azul, 4,5 milhões (52% de todo território brasileiro). A enorme biodiversidade encontrada em ambas é outro ponto comum e traz inúmeras possibilidades de descobertas e avanços científicos!

Só quem vive diariamente o desafio de explorar os recursos dos oceanos sabe a importância de respeitá-los e preservá-los.

 

O Velho Marinheiro: a história da vida do Almirante Tamandaré.

Em comemoração ao Dia do Marinheiro (13 de dezembro de 2018), a Sapura firmou uma parceria com a Marinha do Brasil e a L&PM Editores para lançar o livro “O Velho Marinheiro – a história da vida do Almirante Tamandaré”.

A obra traz uma biografia do Patrono da Marinha do Brasil, o Almirante Joaquim Marques Lisboa. Mais conhecido como Marquês de Tamandaré, o Almirante dedicou toda sua vida à Marinha do Brasil e teve papel importante em períodos de transição na história do país. Dentre as curiosidades de sua vida, a obra registra que o Marquês de Tamandaré foi fundamental na luta pelo fim da escravidão no Brasil.

 

Entre em contato com o Sapura do Bem pelo e-mail sapuradobem@sapura.com.br